Microsoft apresenta Surface e entra na guerra dos tablets

27/06/2012 16:19

 

A disputa do mercado de tablets acaba de ganhar a indesejada companhia de um gigante chamado Microsoft. A empresa que é referência em softwares desde os anos 70 – mas que vive patinando quando tenta competir no mercado de tecnologia pessoal – acaba de apresentar uma arma que pode mudar a percepção do consumidor e – principalmente – ser um concorrente duro para AppleGoogle e companhia limitada.

A Microsoft apresentou na última segunda, 18 de junho, o Surface, tablet com hardware e software pela empresa criada por Bill Gates e que tem como grande missão morder o quanto puder da fatia de mercado conquistada pelo seu grande concorrente, o iPad (Apple), e – em menor escala – Galaxy Tab (Samsung), Xoom(Motorola), PlayBook (BlackBerry), todos produtos já disponíveis no Brasil.

Algo que ainda não é possível saber sobre o Surface, já que a Microsoft ainda não divulgou em quais países a venda começará a ser efetuada, nem quando isso será feito, já que a chegada do tablet está atrelada ao lançamento do Windows 8, que a princípio, deve sair até outubro – a empresa americana, porém, informa que a versão do Surface Pro chega às lojas cerca de 3 meses após o seu novo sistema operacional estiver disponível aos consumidores. Preços, entretanto, nem pista ainda.

O Surface, quando chegar ao mercado, terá duas versões: uma com processador Intel Core 5 Ivy Bridge que roda o Windows 8, 128GB de espaço interno, 13,5 mm de espessura, 903 gramas e porta USB 3.0. Especificações técnicas que podem fazer do tablet da Microsoft o primeiro realmente híbrido, que amplie a utilização dogadget para funções típicas de um PC. Já o segundo modelo do Surface deverá ser mais barato, mais leve e ainda mais fino, além de trazer processador NVidia, Windows RT e porta USB 2.0.

Como ainda não revelou várias especificações e, até seu lançamento especulações e detalhes serão debatidos exaustivamente e ansiosamente em fóruns e afins, a Microsoft ainda deixa em aberto qual o poder real do seu Surface. O que foi divulgado até aqui, porém, dá para empolgar.

A começar pela tela multitoque de 10,6″ (polegadas), maior que a do novo iPad(9,7″) e fabricada com o ultraresistente vidro Gorilla Glass 2.0. E, assim como seu rival da Apple, o Surface também terá uma capa protetora, a Touch Cover, que terá como principal diferença em relação a Smart Case mais cores opcionais e, melhor, um teclado embutido.

Os aplicativos já disponíveis nos smartphones equipados com Windows Phone 7devem ganhar a companhia do que virá de novo com o Windows 8, além de um software de acesso à Netflix e ao XBox Live, a ambiente para os usuários do console da Microsoft. Ingredientes que vão aquecer a luta dos fabricantes como nunca. Mas mais do que isso: dar ao consumidor mais opções para escolher umtablet com condições e preços mais adequados às suas necessidades e orçamentos.