Computação quântica cada dia mais evoluída

28/06/2012 12:07

 

Recentemente o jornal New York Times declarou: “Quantum computing reaches the true power”. Em português, essa frase significa algo como: “A computação quântica atinge sua potência verdadeira”. A notícia é baseada nas recentes informações acerca dos avanços nas pesquisas relacionadas à computação quântica.

Com base em estudos realizados por várias universidades norte-americanas (Yale, Santa Barbara e California), a IBM divulgou que inicia pesquisas e testes sobre a computação quântica, utilizando tecnologias de microeletrônicos manufaturados para as pesquisas de desenvolvimento. O projeto está, inicialmente, previsto para durar até cinco anos.

Outra empresa que divulga estudos parecidos é a Toshiba que, em parceria com a Universidade de Cambridge, realiza estudos na Europa para começar a levar a computação quântica ao mundo real. Até agora eles já conseguiram fabricar diodos emissores de luz acoplados a pontos quânticos. Isso gera uma fonte de luz para o entrelaçamento quântico.

Será que a Google entra no jogo?

Laboratórios da NASA e também da D-Wave (empresa dedicada exclusivamente à computação quântica) estão tentando firmar acordos com a Google para que a gigante da internet realize investimentos em projetos. Se isso for confirmado, a fonte de dinheiro passa a ser muito mais farta.



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/6389-computacao-quantica-cada-dia-mais-evoluida.htm#ixzz1z6JgVD7u